quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Projet FIAT e afins

Bom, como eu havia citado há alguns posts atrás, comecei a participar do Projet FIAT há duas semanas.

Mas o que é esse Projet FIAT - Femmes Immigrantes Au Travail - Mulheres imigrantes no trabalho?

Começaremos do princípio!

Que cáspita estamos fazendo no Canadá?

Escolhemos um país que abriu suas portas para uma vida digna, segura, e blablabla...

Viemos como imigrantes legais, mais precisamente como TRABALHADORES QUALIFICADOS, estudamos muito, nos esforçamos muito e cá estamos.

Mas o Canadá mandou um convite especial para sra Adriana e sr Leandro iluminarem a cidade de Montréal???

Ben, bon.... não!

O Canadá está entre os melhores países para se viver, mas não faz caridade por aí.... as portas AINDA estão abertas porque o país é enorme mas a população é pequena, e para a economia avançar é necessário mão de obra qualificada..... cá estamos!

É fácil arranjar um trabalho aqui?

Depende!

Depende da sua profissão, depende se você está disposto a trabalhar em um cargo inferior ao qual você exercia em seu país de origem, depende do seu nível de inglês e francês exigido em algumas áreas, depende onde, como e quando você procura trabalho.... enfim, tudo depende!

E como a cada dia chegam muitos imigrantes aqui, chegam também as mulheres grávidas, os bebês e as crianças! E Montréal não está dando conta de cuidar dessa criançada toda! Faltam creches e faltam "éducatrices".

O projet FIAT vem justamente aí!

Existem muuuitos cursos privados para qualquer profissional se tornar uma éducatrice, é uma profissão natural para nós mulheres, é a profissão que a maioria das imigrantes escolhem ao chegar aqui já que muitas outras profissões exigem que você faça equivalência do diploma e blablabla, e o mercado para éducatrices está borbulhando atrás de profissionais, mas...

Como em qualquer área existem os profissionais qualificados e os não qualificados, e o Projet FIAT visa esclarecer EXATAMENTE qual o papel da éducatrice, o que ela pode fazer e como ela deve fazer, é como uma especialização para quem já é da área da educação mas nada impede que você que não é da área possa fazer o curso. Ele não te forma como éducatrice mas esclarece o papel de um educador no Québec, ajuda na inclusão no mercado de trabalho e disponibiliza QUALQUER informação necessária.

No meu caso ele é muito útil, pois como já estou com meu diploma reconhecido, já tenho o curso de primeiros socorros, teoricamente estou pronta para o mercado de trabalho. Só que eu não conheço o dia a dia educacional aqui, então esse curso é perfeito pra mim, graças à ele estou aprendendo tudo o que preciso para poder atuar com segurança e qualidade na minha profissão.

Mas esse curso também é muito interessante para quem NÃO é da área por explicar detalhadamente como é a profissão, ajudando as mulheres a decidirem se mudam ou não de área, além do fato de ele ser gratuito!

Fica a dica para as mulheres que estão aqui ou que estão por vir!

Todas as outras dicas profissionais que eu obtiver agora no bloco 3 da francisação vou passando à vcoês!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos lá, dê seu pitaco!