Vou tentar escrever em português standard para que meus amigos francofones, espanofones e "outrofones" possam ler!
O tempo passa muito depressa e mudanças são inevitáveis.
Parece que foi ontem que eu entrei pela primeira vez na UQAM. Estavam lá Nani, Pablo e Sara esperando a aula começar, quando eu cheguei e ficamos conversando um bom tempo. Depois chegou todo mundo da sala com o nosso querido professor Gilbert, e começava então a família Kiki-Riki!
Como Gilbert disse uma vez, logo que ele entrou na sala sentiu uma energia boa, era como se todos nós já nos conhecessemos há muitos anos! E é verdade, nos tornamos uma família logo de cara.
Todos com os mesmos sonhos, medos, inquietações.... enfim, todos nós passávamos pela mesma situação, podíamos dividir nossas angústias diariamente, e contávamos com um misto de pai-mestre-professor-terapeuta Gilbert! Sem dúvidas é uma pessoa especial que estará sempre dentro dos nossos corações....
Todos os dias ir para a aula era super divertido! Ríamos demais e aprendíamos muito francês.... ok, Gilbert dava umas provas com centenas de páginas quase toda semana =D mas foi assim que aprendemos tudo que sabemos hoje.
Pouco a pouco fomos conhecendo outros animadores-professores como Jean-Philippe, Marie-Eve, Marie-Claude, Robert, Michèle... cada um com seu jeito especial, mas sentimos em cada um, um amor incrível pela educação, sentimos que eles não estávam lá só pelo trabalho, sentíamos um verdadeiro interesse deles para conosco, imigrantes, que como Robert disse muitas vezes: "Somos profissionais que imigraram, e não imigrantes que precisam trabalhar!"
Enfim...
Cada dia no bloco 2, que começou em agosto de 2011, era uma nova descoberta... até que em mais ou menos novembro começamos o bloco 3, o último!
Caímos com o professor Jean-Pierre, que foi professor do Lê.
Estávamos acostumados a fazer bagunça o tempo todo, a rir o tempo todo no bloco 2... E a mudança para o bloco 3 foi como dos alunos da educação infantil que enfim entram no primário!
Sim, o bloco 3 não é mais aprender brincando, é a mutação da vida do imigrante recém chegado para o imigrante de fato!
E isso foi fundamental para compreender o mundo real!Começamos a ter aulas sobre o mercado de trabalho, aulas de improviso =), tudo para enfim cortar o cordão umbilical, dizer adeus a escola e encarar de vez a vida como ela é.
Foram 6 meses todos os dias com os mesmos amigos.... alguns se foram no bloco 2, outros chegaram no 3, e assim a família foi crescendo, ficando mais forte, e dizer o TCHAU de hoje foi bem difícil.
Claro, nos veremos sempre, mas é completamente diferente... estávamos na escola, dependentes do professor, agora dependemos somente de nós mesmos. Enfrentar o mundo em francês, o mercado de trabalho não é fácil! Eu comecei essa semana minha experiência, mas contarei isso em outro post!
De qualquer maneira, digo e repito, a francisação na UQAM foi FUNDAMENTAL para me sentir segura e capaz de enfrentar o mundo francófono. Sim, ainda tenho minhas limitações mas é assim mesmo! Estamos aqui há 8 meses, não dá ainda para falar francês como os québécois! Mas aos poucos vamos aperfeiçoando, aprendendo os truques e assim é a vida!
Quero deixar um beijo enorme à todos meus irmãos Kiki-Rikis e aos meus professores queridos que nos ensinaram não só o francês mas a AMAR essa nação Québécoise!
Mes amis Kiki-Rikis.... merci pour chaque jour, merci pour chaque moment! Je vous aime beaucoup! Mes profes Gilbert, Michèle, Jean-Pierre.... MERCI BEAUCOUP! =)
Et voici notre frase: Kiki-Riki, on va réussir!!!!!!!
Saudade já!
Merci Adriana, pour tes bons mots à mon égard et à celui des autres et du programme. Dès le début j'ai ressenti une affection particulière pour votre groupe et je suis heureux de voir que le bon esprit qui l'animait s'est bien conservé malgré les quelques départs qui ont eu lieu. Je te souhaite de voir plein de films d'horreur bien sanglants même si ça te ressemble si peu ;)
ResponderExcluirBoa sorte au Pôle Nord !
Gilbert
Hermoso, Adri!
ResponderExcluirGracias por compartirlo. Al leerlo pude sentirme identificada.
Nos vemos ;)
Mariana (Nani)