quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Feijoada

E depois da nuit blanche...

Nada melhor que uma feijoada pra aquecer esses brasucas!

Mesmo???

Bom...

Vamos falar do evento em si.

Foi organizado por um dos Centros Espíritas aqui de Montréal, um evento beneficiente que arrecadou fundos para manter o Centro e para reverter a outras instituições de caridade!

Fomos com a De e o Ju, tava lotado de brasileiros, encontramos lá o Odair e sua galerinha, o Wagner e o Alex, e conhecemos mais uma tchurma!

Tava tudo ótimo! Nada como ouvir o povo falando em português numa fejuca para nos sentirmos em casa...


segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

La nuit blanche!

E quem disse que virada cultural é só aí em SP???


Aqui, no meio (fim?) do inverno, temos a Nuit Blanche.

É parecida com a virada cultural, são várias atividades espalhadas pela cidade toda madrugada a fora!

La nuit blanche.... a noite branca..... agora não sei se é por causa da neve ou de passar a noite em branco ahahhaa.

Tentamos ficar aqui no parque olímpico, já que temos o privilégio de morar aqui, mas a fila tava demais. Abro um parêntese para o comentário! De onde nossa amiga Soraya da imigração tirou que o Québec precisa ser populado??? Pai amado, o biodome tava lotado, queríamos ver os animais noturnos, mas a fila estava impossível! Isso porque aqui é Zona Leste! Pensem como estava o Centro! Mas ainda bem que conseguimos ver a coruja, e os pinguins que estavam na parte de fora.... aliás os pinguins tavam tão lindos, um de barriga pra baixo achando que tava tomando o maior bronze..... no frio de -10 e vento de 1000km/hr!

Teve também a exposição de quadros debaixo d`água! Nós íamos mas.... deu uma preguiça chegar, ter que tirar os kilos de casaco, bota, toca, luva..... colocar maiô, entrar na agua, sair, se secar, secar o cabelo, colocar a roupa denovo...... ahahaha nossos vizinhos adoraram, quem sabe ano que vem a gente toma vergonha e coragem!

Bom, depois de ter visto tudo que foi possível, fomos para a Cidade Subterrânea, onde estava a mais esperada exposição da noite, a maior de todas as obras, sim, sr Leandro!

Estavá lá sua foto exposta... durante a semana ele foi parado voltando do almoço e convidado a participar da exposição, muito chic!!!

Andamos toda a cidade subterrânea, nos deparamos com todo o tipo de arte, as mais bizarras possíveis.... me senti na Av Paulista, onde a gente vê de tudo, mas acreditem, Montréal ganha na bizarrice, por isso amo tanto essa cidade!!!!

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Balanço Geral.

Não, não é o programa da Record!!!!! É o balanço dos paulistas no gelo!!!!!

Quase 10 meses de Canadá..... e o que temos feito da vida?

Além de responder se tá frio, se estamos trabalhando, adaptados.... rsrsrsrs


....


Lembro de quando chegamos aqui.... em maio do ano passado! Eu escrevia todo santo dia, lembram?!?! Ou pelo menos quase todo dia, contando cada passo! A euforia acalmou, temos mais coisas a fazer além de escrever no blog (já tínhamos antes, mas hoje a coisa ficou mais corrida!) por isso não escrevemos com tanta frequência!

Mas o que pensamos hoje, depois de passados quase 10 meses?


Bom, vejo que aqui, como em qualquer lugar do mundo tem suas coisas boas e seus problemas.... mas fico preocupada com muitos imigrantes que aqui chegam e se desesperam.


Além de blogueira, terapeuta, rs acredito que energia é tudo nessa vida! Se não tomarmos cuidado pegamos a energia do que está a nossa volta, ou se descuidarmos da nossa energia atraímos coisas terríveis para perto de nós.


Vejo muitos brasileiros, imigrantes de tudo que é canto, falando horrores do Québec por aí.... ok, cada um tem seus problemas e cada um sabe onde o sapato aperta, mas galerinha.... se a gente não tomar conta dos nossos pensamentos, a coisa piora, acreditem!


Sim, o Québec foi a província pela qual fizemos nosso processo de imigração, não somos obrigados a ficar aqui. O Québec é a província menos rica do Canadá, Montréal que é a grande cidade, está abarrotada de imigrantes, e como toda cidade cheia, ela tem seus problemas.....


Dentro do Québec existem inúmeras cidades onde trabalho, creche, escolas, hospitais estão bem melhores do que aqui, com muito mais incentivos para a população. Muitas outras províncias estão fazendo o mesmo. Ou seja, o Canadá não se resume a Montréal-Québec!


Falando por mim. Drika. Eu AMO Montréal! Me apaixonei lá da janelinha do avião. Quando saio daqui morroooo de saudade.... quando vou para o centro da cidade, olho para essa arquitetura linda, respiro fundo e me sinto em casa! Se não tivesse tudo ok aqui, mudaríamos para outra cidade, província sem problemas, mas por enquanto.... e espero que sempre rsrs, Montréal é meu xuxu!


Falando de profissões, a grande briga entre Québec X Imigrantes.

Cada profissão tem suas exigências.

Todos nossos amigos de T.I. estão muito bem. Mas junto com os TIs da vida vieram as esposas rsrsrs, e os maridos que não são de TI... e os solteiros que não Sào de TI rsrs... o que fazer?

Faça TI!

Não!

Faça se quiser, mas não desista dos seus sonhos!

Eu sou pedagoga, terapeuta, curiosa, perdida, enfim! O Canadá nos dá a oportunidade de estudar, ganhar bolsa para isso.... e por que não trabalhar em algo que não seja sua profissão? Até onde sei não existe trabalho indigno. E por que não MUDAR de profissão? Ou se especializar na sua própria profissão?

Sim, o idioma complica as coisas.... fazer as coisas num idioma diferente do seu é bem mais complicado, em dois é mais complicado ainda, mas vamos lá! Que chatisse seria a vida se fosse tudo fácil!

Entrevistas, se adaptar a uma cultura diferente, cometer gafes (ô meu Deus nem me fale em cometer gafes!!!!!) faz parte! Nos perdemos.... não sabemos onde buscar ajuda.... se podemos buscar ajuda....

Mas uma coisa quero deixar aqui registrado:

O Le está muito bem com a profissão dele, ralando e aprendendo muito todos os dias.

Eu já passei por muita coisa também. Entrevistas, buscas de emprego, trabalho duro, mais buscas, mudança de profissão, estudos e continuo buscando.

PORQUE O CANADÁ NOS PERMITE ISSO.

No Brasil eu não pude escolher meu curso por amor, mas sim por prioridade já que eu e meu pai não podíamos pagar um curso caro!

Eu não entrei numa universidade pública, e como nunca fui rica, precisava trabalhar e estudar ao mesmo tempo!

Aqui no Canadá podemos receber para estudar, não, não é um mar de dinheiro mas é muito mais do que o Brasil podia fazer por nós.

E o principal....

Lembrem-se:

Por que você imigrou?

Pense no porquê de você estar aqui!

Depois de 10 meses o saldo é positivo! Não falo de $$$, de riqueza material.... falo de satisfação, qualidade de vida! Dinheiro paga as contas, sim.... mas tranquilidade te mantém VIVO!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Comissão escolar. Pedagoga no Québec - última parte.

Olá galerinha!

Bom, a pedidos dos amigos vou escrever esse post contando minha experiência profissional!

Quem me conhece sabe que sou a pessoa mais positiva possível, tento ver sempre o lado bom das coisas, mas a função do blog é esclarecer a nossa experiência para ajudar quem está por vir ou já está nas terras geladas!

Há quase um mês comecei a trabalhar na Comissão Escolar de Montréal.

Eu havia feito muitas entrevistas em Garderies, mas a maioria era para ser substituta. Todas as diretoras e diretores das garderies foram muito simpáticos e gentis durante as entrevistas, aqui realmente é diferente do Brasil nesse ponto, os funcionários são "iguais" os chefes.... quem estiver para começar a fazer entrevistas, fiquem sussegados! Falem a verdade, seus objetivos, não precisamos puxar saco de ninguém aqui e nem implorar por trabalho! Se você estiver disponível e o entrevistador achar que você preenche o perfil, é bem provável que o trabalho seja seu!

Enfim...

Eu queria muito trabalhar na comissão escolar de MTL, passei na entrevista que foi bem difícil, e cá estou há quase um mês.

O que tenho achado...

Depende do que cada um quer.... mas eu, como educadora, não estou gostando do trabalho.

Sou éducatrice en service de garde, ou seja, fico com as crianças no período de recreação. Peguei uma sala de 25 adolescentes. Os adolescentes aqui, são adolescentes como em qualquer lugar do mundo, com o agravante que eu não sou francófona, logo, eles adoram fazer piada com meu sotaque, e eles são muito desrespeitosos... além do trabalho de uma éducatrice en service de garde ser mega limitado.

Eu sou formada em pedagogia, pós graduada, e em comparação as outras éducatrices tenho sim muito mais formação e conhecimento técnico, mas o idioma me limita. Eu falo bem fracês, me comunico normalmente, mas para ALFABETIZAR ou ensinar em um idioma é necessário SABER E DOMINAR perfeitamente tal idioma, isso é FATO!

Enfim, às educadores que estão por aqui ou estão para chegar, existem milhões de possibilidades, e a comissão escolar é só uma delas. Esse é meu ponto de vista, eu adorava ser educadora no Brasil, mas aqui não é a MINHA profissão, portanto.... quem quiser bater um papo mais detalhado é só me escrever aqui: contato@hojeeumesinto.com