terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Comissão escolar. Pedagoga no Québec - última parte.

Olá galerinha!

Bom, a pedidos dos amigos vou escrever esse post contando minha experiência profissional!

Quem me conhece sabe que sou a pessoa mais positiva possível, tento ver sempre o lado bom das coisas, mas a função do blog é esclarecer a nossa experiência para ajudar quem está por vir ou já está nas terras geladas!

Há quase um mês comecei a trabalhar na Comissão Escolar de Montréal.

Eu havia feito muitas entrevistas em Garderies, mas a maioria era para ser substituta. Todas as diretoras e diretores das garderies foram muito simpáticos e gentis durante as entrevistas, aqui realmente é diferente do Brasil nesse ponto, os funcionários são "iguais" os chefes.... quem estiver para começar a fazer entrevistas, fiquem sussegados! Falem a verdade, seus objetivos, não precisamos puxar saco de ninguém aqui e nem implorar por trabalho! Se você estiver disponível e o entrevistador achar que você preenche o perfil, é bem provável que o trabalho seja seu!

Enfim...

Eu queria muito trabalhar na comissão escolar de MTL, passei na entrevista que foi bem difícil, e cá estou há quase um mês.

O que tenho achado...

Depende do que cada um quer.... mas eu, como educadora, não estou gostando do trabalho.

Sou éducatrice en service de garde, ou seja, fico com as crianças no período de recreação. Peguei uma sala de 25 adolescentes. Os adolescentes aqui, são adolescentes como em qualquer lugar do mundo, com o agravante que eu não sou francófona, logo, eles adoram fazer piada com meu sotaque, e eles são muito desrespeitosos... além do trabalho de uma éducatrice en service de garde ser mega limitado.

Eu sou formada em pedagogia, pós graduada, e em comparação as outras éducatrices tenho sim muito mais formação e conhecimento técnico, mas o idioma me limita. Eu falo bem fracês, me comunico normalmente, mas para ALFABETIZAR ou ensinar em um idioma é necessário SABER E DOMINAR perfeitamente tal idioma, isso é FATO!

Enfim, às educadores que estão por aqui ou estão para chegar, existem milhões de possibilidades, e a comissão escolar é só uma delas. Esse é meu ponto de vista, eu adorava ser educadora no Brasil, mas aqui não é a MINHA profissão, portanto.... quem quiser bater um papo mais detalhado é só me escrever aqui: contato@hojeeumesinto.com

8 comentários:

  1. Agora sim vizinha! Arrasou!
    E força aí com os Ados! Volta pra crianças, porque nelas existe esperança :)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. parabéns pela estrutura e conteúdo de seu blog, forte abraço.
    Renato Artesanato em MDF

    ResponderExcluir
  3. oi querida adorei seu blog

    olha estou escrevendo pois estou morando na terra do gelo faz 8 anos nao posso dizer que gosto kkkk ,mais enfim estou fazendo curso de educatrices AEC termino ano que vem ja trabalhei 3 anos em um garderie adoro estas criancas nao e facil chegar e aprender outra lingua mais vamo que vamos estamos aqui para conseguir um lugar ao sol grade beijos :)
    celia

    ResponderExcluir
  4. oi querida adorei seu blog

    olha estou escrevendo pois estou morando na terra do gelo faz 8 anos nao posso dizer que gosto kkkk ,mais enfim estou fazendo curso de educatrices AEC termino ano que vem ja trabalhei 3 anos em um garderie adoro estas criancas nao e facil chegar e aprender outra lingua mais vamo que vamos estamos aqui para conseguir um lugar ao sol grade beijos :)
    celia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beijos Celia, parabéns por esse amor, pois é preciso um dom imenso para trabalhar com esses pequenos!

      Excluir
  5. Pessoal, boa noite!
    Bom, meu nome é Hugo. Estou finalizando o curso de pedagogia no Brasil, na Unicamp. Meu sonho é morar no Quebec. Estou pensando seriamente em tentar a imigração para o país. Mas não sei se minha formação para este processo, vocês que estão aí há muito tempo, o que acham? Bom, tenho uma vasta experiência no Brasil, tenho 30 anos, já tive diversos trabalho, até comissário de voo eu já fui, por 5 anos rsrs. meu sonho sempre foi ir pra Quebec, mas não queria ir sem uma formação. O que você poderiam dizer sobre minhas intenções. Feliz em ler o blog e as contribuições das pessoas aqui. Forte abraço, Hugo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hugo..... o processo de imigração já mudou muito desde que chegamos! Eu falaria para você dar uma olhada no site da imigração para eu não correr o risco de te passar informação errada!!!! Sobre pedagogia, é possível sim trabalhar aqui, mas depende de que área da pedagogia você escolhe, em garderie - creche - por exemplo tem muito trabalho, mas você precisaria fazer uns cursos para ser "qualificado", ou trabalhar como ajudante de educador com seu diploma atual! Bom, se precisar de detalhes mais específicos pode me escrever no adriana.quebec@gmail.com Boa sorte!

      Excluir

Vamos lá, dê seu pitaco!