sábado, 2 de julho de 2011

A utilidade de uma pedagoga no Québec


Por que esse post demorou tanto a aparecer?

Porque só essa semana eu fui à palestra da Comissão Escolar e recebi as informações certas da fonte certa!

Aqui tem muito professor mas de outras disciplinas, e muitas pessoas com outras profissões optam por fazer algum curso e trabalhar nas creches pois há bastante emprego - como a palestrante mencionou: Cuidado com o avião, deve ter algo lá, todo mundo chega aqui grávida! - E como muita gente do Brasil vem trabalhar na área da educação o que não falta é informação, mas....

As fontes aqui são muitas, muitos órgãos dando palpite sobre o que um pedagogo faz e eu já tava enlouquecendo pois cada um me falava uma coisa.... que minha faculdade não servia pra nada, que eu teria que fazer cursos para trabalhar em creche, que eu poderia dar aula de informática - sendo que nem tem essa disciplina na escolas aqui rs - enfim!

Agora eu já sei e passo aqui as informações caso algum pedagogo(A) perdido(A) apareça por aqui!!!

Para que cáspita serve um diploma de Pedagogia Brasileiro?

No Brasil eu posso lecionar na educação infantil, no ensino fundamental I, posso lecionar disciplinas como Informática ou outras extra-curriculares até o ensino médio, posso trabalhar na parte administrativa de uma escola ou dos órgãos educacionais, ser orientadora, coordenadora ou diretora pedagógica, e com ou sem minha Pós em Pedagogia Empresarial eu posso trabalhar na área de treinamento das empresas.

Aqui no Québec (eu não cito Canadá pois cada província tem suas exigências) com o meu diploma de pedagoga eu posso trabalhar nas creches (mas preciso fazer um curso de primeiros socorros) posso lecionar no primário em escolas particulares, posso trabalhar na Comissão Escolar, ou ainda trabalhar como orientadora, coordenadora e diretora pedagógica em qualquer estabelecimento de ensino - desde que eu saiba o mínimo de francês obviamente!

Por que eu não citei as escolas públicas, maioria absoluta aqui?????

Porque no Québec você precisa ter uma licença para lecionar!

Vou explicar!

Para quem é professor de uma disciplina como matemática, geografia blablablá.... este pode lecionar para o ensino médio, técnico e universidades SEM a licença, é só ter o diploma e ok!

Caso esse professor, ou no caso dos pedagogos, queira lecionar no primário ou secundário (o nosso ensino fundamental I e II) ele PRECISA ter a licença para lecionar, precisa passar por vários caminhos até chegar lá! Claro que no meu caso será um longo caminho até adquirir a licença, mas eu adorei a notícia, pois isso quer dizer que para lecionar na BASE da educação você precisa ter muuuuito preparo.... não é a universidade o mais importante..... o colegial técnico....... não! Nessa fase você já tá bem grandinho para dissernir o certo do errado, mas a BASE da educação, a fase de formação do indivíduo.... essa é fundamental que seja excelente, e essa preocupação deles em colocar professores realmente habilitados para lecionar me deixou muito feliz.

Mas vamos ao passo a passo de como um professor faz para tirar sua licença:

Existem 3 tipos de licença, a mais rápida é a PERMIS D`ENSEIGNER

É rápida mas é complicada! Você precisa primeiro traduzir seu diploma e histórico para mandar à comissão escolar avaliar e fazer um documento (ÉVALUATION COMPARATIVE) comparando o que você estudou no Brasil e o que o Québec exige. Esse documento é fundamental para qualquer professor, mesmo os que não queiram tirar a licença, já que em escolar particulares ou outros empregos ele pode ser bem útil! Então com esse documento em mãos, você precisa ter pelo menos 450 hrs de psicopedagogia no histórico - o que nenhum pedagogo do BR tem =Z - juntar com seu diploma original ou uma permissão para lecionar (que existem em alguns países), ter o visto de residente permanente ou outro visto que te dê o direito morar e trabalhar aqui, não ter antecedentes criminais e enfim, passsar pela prova de francês, essa é a mais dificil! Enfim, depois de passar por esse extenso processo você pode ter o seu Permis d` Enseigner. Ele é válido por 5 anos (achou que era só aquilo? rsrsrs) e durante os 5 anos da sua permissão você terá que fazer mais alguns cursos aqui e mandar para a Comissão avaliar se você pode enfim ter o seu BREVET, esse sim é definitivo!

Posso tentar então tirar direto o meu BREVET????

Sim pode!

Mas você terá que fazer um Bac - bacharelado - de 4 anos numa universidade aqui e passar pela mesma prova de francês! E seu diploma Brasileiro não serve para nada nesse caso!

O outro caminho é ter uma AUTORISATION PROVISOIRE D`ENSEIGNER, que te dá o direito de lecionar por dois períodos escolares, mas essa licença só pode ser solicitada pelo empregador, ele te emprega, vê que você não tem a permissão de lecionar mas pede essa autorisação provisória à comissão escolar e eles dão com a condição que você estude os créditos exigidos durante esses dois anos.....

É isso! Eu vou por aqui correndo atrás desse trem todo rs, e qualquer dúvida pode perguntar! Uma dica, vá sempre direto a fonte! Há muitos órgãos aqui que ajudam os imigrantes mas nem sempre é a informação correta para sua profissão! No meu caso, a fonte certa é a Comissão Escolar, busque a sua e não se perca nesse mundo de informações bagunçadas!!!!

Se quiser conversar comigo, será um prazer! contato@hojeeumesinto.com 

7 comentários:

  1. A mesma barreira de licença para ensinar se resolve com um curso de 8 meses em Ontário, onde os professores ganham mais que aqui. Essa complicação toda do Québec se chama "chasse gardée". É por isso que o Québec precisa investir tanto em propaganda para trazer imigrantes: as coisas são sempre mais difíceis no QC. O governo traz imigrantes e a população quebequense se organiza (em ordens e sindicatos) para dificultar ao máximo nossa entrada no minguado mercado de trabalho local.

    ResponderExcluir
  2. Ref...ñ é bem assim pois esse curso de Ontário nem sempre é aceito aqui!!

    ResponderExcluir
  3. Estou tentando te dizer que é virtualmente impossível conseguir o que as ordens quebequenses pedem.
    Supondo que você fale francês perfeitamente, para ser aprovada em todas as provas na primeira tentativa, eu pergunto: do que você vai viver durante todos esses anos de estudos e provas? São 4 anos, pelo menos!
    Em Ontario você batalha durante um ano, ou sobrevive com o dinheiro que trouxe do Brasil, ou fazendo bico, e entra no mercado de trabalho. Ganhando mais que aqui.

    ResponderExcluir
  4. Ok Ref, entendi sua colocação! Mas como citei aqui nesse post, durante o processo para conseguir a licença vc também pode trabalhar! Pode lecionar em escolas particulares, trabalhar na área administrativa, ou fazer bicos em outras áreas..... aqui realmente é mais complicado que em Ontário mas há possibilidades de se trabalhar enquanto não se alcança o objetivo! =)

    ResponderExcluir
  5. ô trén custoso! mas oq achei mto legal é q a qualidade de ensino é sem dúvida mtoooooooo melhor q a nossa... até o curso de primeiros socorros deveria ser exigido p todos os profissionais da educação, tanto ai qto em qq outro lugar! sorte na sua maratona!!! bjus xuxu! :)

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu post! Eu sou pedagoga há 8 ano e trabalho na área de administração educacional. Quero imigrar para o Canadá assim que concluir meu doutorado mês que vem. Você acha que eu consigo me inserir no mercado de trabalho administrativo/educacional aí no Canadá? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia querida! A diferença aqui no Quebec é que os títulos como mestrado e doutorado, extremamente valorizados no Brasil, tem um valor diferente aqui. Não sei em qual área da educação exatamente você deseja trabalhar, mas com seria interessante que você fosse para a área acadêmica, pois para trabalhos em campo, eles dão muito mais valor para formações mais tecnicas, sem contar que um profissional com grandes titulos como você, precisam ser valorizados! E ao meu ver, as universidades estariam mais dispostas a isso. Se preferir, me escreva terapeuta.adriana@gmail.com, quase não acesso mais o blog! Um beijo!

      Excluir

Vamos lá, dê seu pitaco!